Novidades

Qual a vida útil de um encanamento?

Publicado em 04-12-2018

Se você acabou de trocar a sua encanação, ou pensa em fazer, pode está com dúvidas sobre o tempo de vida útil de um encanamento, certo?

Se sua resposta for positiva, gostará de saber que nesse artigo abordaremos exatamente este tema. Então, vamos matar essa curiosidade agora mesmo.

 

Quanto tempo dura a vida útil de um encanamento

A primeira coisa a entender sobre o assunto, é que a vida útil de um encanamento depende muito de alguns fatores, sendo um deles o material utilizado, ou seja, a sua composição.

Mas é claro que há certa diferença de um para outro. Você não vai usar o mesmo tipo de cano da cozinha para o banheiro. Cada tipo deve ser usado em alguns locais diferentes.

Em caso de dúvidas antes de instalar a tubulação, seria ótimo que uma empresa especializada no assunto fosse consultada para responder as questões e informar o cano ideal.

Você pode ver abaixo os modelos de cano mais comuns e sua vida útil.

 

  • Tubos metálicos:

Esse é um material realmente forte, e é mais indicado em caso de tubulações da rede de incêndio ou em prédios mais altos, que n geralmente precisam de uma resistência superior para conseguir suportar a pressão da água.

A vide útil desse encanamento é em torno de 12 a 18 anos.

·         Tubos de cobre

Tubos de cobre são mais indicados para o uso na condução de água mais quente, por conta da estabilidade química. Ele tem uma duração média de 80 anos, se este não for exposto a componentes corrosivos.

  • Tubos plásticos: 

Os tubos plásticos são mais usados em construções; são os canos de PVC. Eles têm grande resistência à corrosão, já que este acumula poucos detritos por conta de sua flexibilidade.

A vida útil de um encanamento de PVC pode durar até 45 anos, se este tiver a manutenção devida.

 

É possível aumentar a vida útil de um encanamento?

A vida útil de um encanamento pode depender muito do cuidado que você tem com ele. Para isso, basta seguir as dicas abaixo:

·         Evite o uso de tubos de PVC em locais que estejam expostos a superaquecimento. Também evite usar tubos de aço galvanizado em locais onde que contam com a presença de sais minerais de água pública.

·         Tenha consciência sobre que material usar em cada local para evitar os possíveis inconvenientes;

·         Se o encanamento é muito antigo, é recomendado que se faça a troca completa da rede hidráulica. Isso porque, com o passar dos anos, as paredes dos canos podem ficar espessas e acabar atrapalhando a passagem da água;

·         Tenha sempre contato com profissionais especializados, tanto na construção do local, quanto na inspeção técnica, já que não adianta ter materiais de qualidade quando o serviço não é realizado corretamente;

·         É de sua importância realizar a limpeza e manutenção para manter o bom funcionamento do encanamento e prolongar sua vida útil. Canos de metal podem acabar acumulando ferrugem e causando a corrosão do metal, enquanto os os de PVC correm o risco de danos, se os produtos de limpeza corrosivos forem despejados em suas tubulações.

 

Seguindo essas dicas acima, você conseguirá, não apenas prolongar a vida útil de um encanamento, mas também garantir a qualidade desses produtos, tendo em vista que eles transportam a água que usamos para vários fins.

 

Conclusão

Agora que você já sabe qual a vida útil de um encanamento, e o que fazer para aumentar este tempo, não deixe de aplicar os conhecimentos que recebeu aqui. Fazendo isso, você conseguirá boas vantagens, e não terá que se preocupar em trocar os canis tão cedo.

 

Compartilhe nas redes sociais

<< Voltar para categorias