Novidades

Como Proceder com o Vazamento de Esgoto

Publicado em 17-11-2018

 

Porém aqui nesse artigo você poderá ver a melhor forma de proceder com o vazamento de esgoto. Assim não passe perrengue ao lidar com esse tipo de situação!

 

Como proceder com o vazamento de esgoto

 

Antes de tudo, sempre há um conflito em lidar com o problema. O vizinho pode muito bem não cooperar, permitindo nenhuma vistoria no encanamento de sua casa ou quintal. Dificulta para resolver o problema e ainda gera atrito.

Mesmo quando se tem uma solução com os profissionais, ainda há esse conflito. Afinal, é um serviço pago, e quem vai pagar a conta?

Por isso, assim que identificar o problema, é sempre bom chegar aos termos com o vizinho e resolver tudo de forma amigável.

Fale com ele sobre o problema, como o vazamento está atrapalhando seu dia. Se for uma pessoa consciente, é certo que ele entenderá o que está acontecendo e resolverá com você da melhor forma.

Porém, como dito anteriormente, nem sempre se chega às vias amigáveis e a negociação não acontece. Quando ocorrer isso, faça uma notificação sobre o problema novamente, cobrando providências.

Faça também uma notificação por escrito e entregue através de A.R. (Aviso de Recebimento). Com isso, o vizinho saberá que você espera uma atitude séria dele quanto ao caso.

 

 

Quando o problema não se resolve por vias amigáveis

 

Prefeitura/subprefeitura

Sempre acontece um problema inesperado com encanamento. Com esgoto então, mais inesperado ainda. Vazamento de esgoto é um grande problema e muitas vezes as pessoas não sabem como lidar com isso.

É um problema grave em qualquer local e uma situação nada fácil de resolver, principalmente sem a ajuda do vizinho. Afinal, sempre acontece um conflito para identificar o problema.

Nem sempre conversar com o vizinho surte efeito e chega ao nível de apelar para intervenção da prefeitura.

E para isso você precisa apenas dos seguintes documentos: planta da casa, mapa do encanamento, fotos da infiltração, dados e documentos pessoais. Isso basta para realizar o pedido geralmente.

Porém é necessário estar informado sobre o que é necessário para o procedimento na sua moradia. Dependendo do caso, o órgão responsável pode interferir no caso e intimar o vizinho a consertar o problema.

 

 

Ajuda na justiça

 

Em caso de nenhuma dessas medidas resolver seu problema, o jeito é pedir auxílio da justiça. Essa disputa deve ser resolvida em um Juizado de Pequenas Causas, passando por dois momentos distintos.

 

  1. Após feito o acionamento no Juizado, os dois moradores serão chamados para sessão de conciliação. Nesta sessão, os dois devem tentar um acordo sem interferência de um juiz e de advogados.

 

  1. Porém, em caso de não funcionar e nenhum acordo ser feito, a sessão é remarcada. Agora é o juiz é quem decidirá aquele que está certo e o prazo para resolução do problema.

 

Em casos especiais, com a de estrutura da residência sendo afetada e com risco de desabamento, é possível chamar a defesa civil. Ela analisará a situação e buscará por uma solução rápida.

De qualquer forma, até o problema ser solucionado, busque escorar as paredes e muros danificados. Busque evitar possíveis desmoronamentos e graves acidentes!

Como pode ver, não há jeito rápido de lidar com esse caso se o vizinho não cooperar. Para chegar ao ponto de juizado, não espere uma situação fácil.

 

Riscos que o vazamento pode causar

 

  • Cheiro forte desagradável;

 

  • Risco para a saúde pela presença de dejetos humanos, que afetam água e solo, até ar;

 

  • Dano estrutural da residência afetada, com risco de falha estrutural e possível desabamento.

 

Por isso, quando ocorrer vazamento de esgoto, opte sempre pela resolução amigável com seu vizinho. Não chegar a um acordo mútuo pode apenas levar a mais complicações enquanto você deveria resolver o problema sério da encanação.

 

Se precisar fazer esgotamento do Esgonto, de uma ligada na UltraHidro

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

<< Voltar para categorias